Smart São Paulo: Esses são os 4 principais conflitos no trabalho (te ensinamos como lidar com eles)

A sua empresa sofre com conflitos no trabalho? Então fique, por que vou te mostrar os principais conflitos e as formas de lidar com isso, do jeito certo. Siga comigo e descubra!

Os seres humanos vivem em constantes conflitos, seja com eles mesmo ou com outros seres humanos. Nas empresas isso não seria diferente, dessa forma, muitos conflitos ocorrem dentro de uma organização. Muitas vezes esses conflitos se mostram até benéficos.

Isso porque a partir de conflitos é possível chegar a resoluções que se mostram proveitosas para o andamento da empresa. Porém, não serão sobre esses conflitos que falaremos hoje, mas sim sobre os conflitos que prejudicam o andamento do trabalho.

Mas não se preocupe! Para cada conflito apontado, trarei uma forma de lidar com ele. Afinal, é impossível viver sem conflitos, ainda mais dentro de uma empresa, mas é possível superar esses problemas e tornar o ambiente o mais profissional possível.

Conflitos no trabalho  

Os conflitos no trabalho podem se apresentar de várias maneiras, dessa forma, é impossível falar sobre todos esses conflitos, dentro de um texto. Com isso, vou focar nos quatro mais recorrentes que vi ao longo da minha carreira. Para a partir deles, entender como resolver situações parecidas.

Membros da equipe com estilos de trabalho diferentes

Cada pessoa é única, dessa forma, cada um tem seu próprio estilo de trabalho. E muitas vezes esse estilo pode não casar com o estilo de outro ou dos demais membros da empresa.

Com isso, conflitos no trabalho podem surgir pela forma que alguns colaboradores conduzem suas tarefas. Isso causa irritação nos demais, por eles julgarem esse estilo como algo que atrapalha o andamento do trabalho e podem até estar sendo prejudicados pelo jeito que o outro executa a tarefa.

Como lidar com isso?

Crie um próprio estilo de trabalho para os membros da empresa. Padronizando as atividades, não vão restar brechas para que membros sintam-se prejudicados.

Além disso, as grandes empresas são conhecidas por terem um método que traz grandes resultados. Seja sua empresa grande ou pequena, certifique-se de implantar um padrão otimizado para que todos atuem a partir dele e possam perceber os resultados em seu trabalho.

Um membro da equipe foi promovido (ou recebeu um aumento) e outros não

Muitos podem apontar esse conflito no trabalho como fruto da inveja, mas normalmente a maioria que usa essa resposta é quem está recebendo o aumento ou a promoção. Não quero entrar no mérito se a pessoa em questão mereceu ou não, porém esse sempre foi um assunto difícil nas empresas.

O ser humano é racional, porém também é muito emocional, dessa forma, algumas coisas acabam gerando conflitos puramente pela parte emocional. Muito embora, algumas empresas premiam colaboradores injustamente, outras vezes isso ocorre de forma justa e precisa.

Então, muitas vezes, mesmo sendo algo justo e que faz sentido, pode acabar gerando descontentamento nos demais. Promoção e aumento são vistos como um prêmio para quem recebe, e como uma desvalorização do trabalho de quem não recebe.

Esse conflito é muito comum em grandes empresas, que possuem dezenas ou centenas de colaboradores e pode ser muito prejudicial para o andamento da empresa. Imagine 2 ou 3 funcionários satisfeitos e dezenas de outros insatisfeitos, o trabalho não vai render do jeito esperado.

Como lidar com isso?

Como vimos, é importante lidar com esse conflito no trabalho para que ele não afete o andamento de toda a empresa. Embora possa parecer algo de grande complexidade, não é, mas pode se tornar se não superado da forma correta. Para lidar com isso, a própria empresa deve ser clara e transparente com os funcionários.

Por isso, é importante premiar quem realmente merece, para que os outros vejam que a pessoa chegou lá por méritos e entendam claramente o porquê ele está onde está (ou teve o aumento no salário)

É importante também garantir que sua empresa tenha várias formas de premiar colaboradores que se destacam entre os demais. Com isso, todos ficaram motivados e buscarão cada vez mais as suas conquistas. Não dando brecha para se preocuparem quanto os outros ganham.

O processo de trabalho não está funcionando

Muitas vezes, os conflitos no trabalho não são uma resposta de problemas entre os colaboradores da empresa. O processo de trabalho realizado pela empresa pode estar gerando esses problemas no negócio.

Dessa forma, muitos podem não se adaptar corretamente às formas que a empresa gere suas atividades. Isso é mais evidenciado, quando a empresa troca constantemente de funcionários e os problemas continuam se repetindo, como se estivessem dentro de um ciclo infinito.

Identificar se a empresa está agindo da melhor forma, para o andamento dos processos de trabalho, será fundamental para conseguir entender se os conflitos estão surgindo a partir dos colaboradores ou da própria empresa.

Quando o processo de trabalho não funciona corretamente, isso vai respingar em toda a organização, trazendo prejuízos para os colaboradores, que estarão em um ambiente pouco proveitoso e para a organização, que sentirá os reflexos diretamente na execução do trabalho pelos colaboradores.

Como lidar com isso?

Através dos feedbacks será possível entender se a empresa está ou não, acertando na forma que executa seus processos. Assim, ficará muito mais fácil de entender se os problemas são com alguns colaboradores ou com toda a organização.

Para tal é importante contar com bons gestores (ou ser um bom gestor, caso seja você o único a ocupar um cargo de chefia), para ter certeza que os feedbacks estão trazendo dados reais e confiáveis.

Além disso, implantar pesquisas de clima organizacional na sua empresa será excelente para ter informações precisas. Sendo essa a grande vantagem dessa prática. A empresa poderá aumentar o rendimento da equipe com medidas que antes da pesquisa, poderia parecer algo obsoleto.

Os membros da equipe não tem um bom relacionamento

É importante ressaltar que os colaboradores, não precisam, necessariamente, ser amigos. Porém, é importante que eles tenham um bom relacionamento profissional, para que no trabalho, problemas externos ou de cunho pessoal, não atrapalhe o andamento da empresa.

conflitos no trabalho

Quando um colaborador não suporta o outro, certamente, isso vai afetar o trabalho dos dois, se eles forem envolvidos de alguma forma. Posso parecer repetitivo, mas somos seres bastante emocionais, dessa forma, podemos criar conflitos onde eles nem mesmo existem.

Existem pessoas dentro de uma empresa, que nunca conversaram, mas que por questão de afinidade não se dão bem ou nunca dirigiram a palavra uma, a outra.

Esse é um problema, que pode gerar um verdadeiro efeito dominó, porque podem facilmente espalhar fofocas entre todos os membros da empresa e gerar um ambiente totalmente polarizado e criar ainda mais conflitos para quem já não era muito “chegado” no outro.

E isso, não para por aqui, muitas vezes esses conflitos ocorrem entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos, sendo que o que está em um grau mais elevado, pode prejudicar intencionalmente o outro, simplesmente por não gostar da pessoa

Como lidar com isso?

Conversar com os colaboradores será fundamental para entender o que está acontecendo e quais os motivos que levam a esse conflito. Empresas maiores costumam contar com psicólogos, o que é excelente para medir esses assuntos. 

Entretanto, uma boa gestão, mesmo em empresas pequenas, poderá superar esses problemas sem ter que, necessariamente, contratar um psicólogo para tal. Além disso, é preciso deixar claro o que a empresa vai ou não tolerar. 

Não dá para obrigar os colaboradores a gostarem um dos outros, porém é preciso que eles entendam, que nenhum problema poderá afetar a execução do trabalho. 

E caso, esses conflitos se tornem insustentáveis, será preciso intervir e em muitos casos desligar os colaboradores, ou aquele que não estiver disposto a mudar. Não entenda errado, demissões não são a resposta para todos os conflitos no trabalho.

Porém, em alguns casos, pode ser a única saída para manter a empresa atuando da melhor forma. Não deixe que poucos atrapalhem o trabalho de muitos

Conclusão

No texto de hoje, apontei os 4 principais conflitos no trabalho e as formas para lidar com eles. O importante é entender que os conflitos vão acontecer, o segredo não é acabar com eles, mas sim, desenvolver métodos de lidar com eles.

Dessa forma, o empreendedor estará capacitado para conseguir reverter conflitos e não terá que recorrer a medidas extremas para algo que pode ser resolvido com alguns ajustes.

Para mais artigos sobre empreendedorismo, continue acessando o blog da Smart. Vou listar dois excelentes textos, para você ler logo na sequência desse:

Agradeço a sua leitura e não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam como lidar com os principais conflitos no trabalho. Me despeço agora e logo nos vemos, em um outro artigo.

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