Smart Savassi: Conheça as 7 ações de marketing no Instagram para implantar hoje mesmo!

A sua empresa está com dificuldades para usar o Instagram do jeito certo? No texto de hoje, vou mostrar 7 ações de marketing no Instagram, que darão excelentes resultados!

O Instagram é um aplicativo que tem um grande potencial para contribuir com o marketing do seu negócio, desde que feito do jeito certo. Por ter bilhões de usuários, o Instagram é o aplicativo preferido das empresas para alcançar cada vez mais pessoas.

Porém, existem algumas ações que vão garantir que o perfil do Instagram da sua empresa tenha os resultados esperados. No artigo de hoje, vou mostrar 7 delas, além de uma dica extra, que tem tudo a ver com o atual momento da rede social.

Não se preocupe, não são dicas impraticáveis, ou que farão a sua empresa gastar muito dinheiro. São ações simples, que se bem executadas trarão excelentes resultados. 

O que vou mostrar hoje, não são segredos guardados a “sete chaves”, mas sim boas práticas que trazem resultados reais. Dessa forma você poderá começar a usá-las no Instagram ainda hoje.

7 ações de marketing no Instagram

Sem delongas, vamos a elas!

1. Tenha um objetivo definido

Antes de mais nada, você deve criar o Instagram já com um objetivo claro e definido. Dessa forma, ficará muito mais fácil conseguir chegar a algo. Ter um Instagram só por ter, além de não ter um objetivo, evidenciará que você e sua empresa, não estão prontos para lidar com as tendências da era digital.

Saber lidar com a era digital é saber para que e como o Instagram poderá ajudar o seu negócio. Se você está tendo dificuldades em ter ações de marketing no Instagram, possivelmente (quase 100% dos casos) você não estabeleceu um objetivo e está postando apenas porque está na “moda”.

Marketing é planejamento, então, nada melhor que ter o objetivo claro logo de cara. Assim, ajudará que todas as outras ações que vou listar, sejam garantidas. Então, se você está iniciando ou quer dar uma segunda chance ao Instagram, comece por um objetivo claro definido (pode ser mais de um).

2. Tenha uma estratégia de conteúdo

Após definir um objetivo é hora de traçar uma estratégia para garantir que o conteúdo alcance esse objetivo. Por exemplo, se você quer atrair um público jovem, mas todo seu conteúdo é destinado a pessoas de mais idade, você possui uma estratégia, mas está desalinhada com o objetivo.

Desse modo, utilize a estratégia de conteúdo para trabalhar em prol do objetivo inicial. Com isso, você ou o responsável pelo marketing, deve traçar uma forma de encaixar os conteúdos em um caminho que leve até os objetivos.

Porém, certifique-se que essa estratégia está te dando o retorno esperado. Caso perceba que pouco está adiantado, em termos de resultados. É hora de sentar e rever uma outra estratégia para seguir.

3. Organize um calendário para as publicações

Ações de marketing no Instagram, vão funcionar ainda melhor se tiver um cronograma para que tudo ocorra em períodos programados. Por exemplo: 10 posts que falam sobre algo relevante, podem ficar muito melhor organizados em 1 por dia, do que 10 no mesmo dia, o que vai acabar “floopando” o feed dos clientes.

Além disso, é importante ficar atento em qual período do dia será melhor para ter um maior engajamento do seu público. Afinal, o Instagram tem atualizações a cada segundo, se você tiver uma organização que te ajude a potencializar as visualizações, será excelente para seu crescimento.

Também é muito interessante escolher um dia da semana para falar sobre cada tema específico. Assim, o seu público também já vai saber o que esperar e isso fará com que eles esperem pelo dia com maior interesse. Tendo essa rotina, facilitará para o público procurar cada vez mais o seu perfil. 

4. #hashtags

Esse é um ponto, que vejo muitas empresas errando nas ações de marketing no Instagram. Por parecer algo simples, muitas empresas não se dão conta da real importância das hashtags. Ou colocam hashtags demais, hashtags de menos, ou até mesmo, hashtags que não tenham a ver com o assunto.

As hashtags foram feitas para facilitar na hora da pesquisa pelos usuários, para um tema específico. Se o seu negócio, por exemplo, é vender roupas para academias, as postagens devem estar acompanhadas das hashtags certas para isso.

Se você está postando a foto de uma calça moletom, é interessante colocar as hashtags relevantes sobre o produto, que as pessoas mais buscam. Ao escrever uma hashtag, você poderá ver quantas vezes essa hashtag foi usada, para ter uma noção se é relevante ou não.

Um erro comum é usar a relevância de um jeito errado. Você utiliza uma hashtag que está “bombando”, mas pouco tem a ver com o assunto. Com isso, as pessoas até poderão chegar até seu perfil no Instagram, mas como não tem a ver com o tema, elas simplesmente irão para a próxima imagem.

5. Use imagens que chamam a atenção (positivamente)

As imagens são basicamente o cartão de visita do seu perfil no Instagram, dessa forma, a empresa deve usar as imagens da melhor forma possível. Garantindo que a mensagem (objetivo) chegue o mais clara possível aos consumidores, sem poluir com informações demais.

Chamar a atenção, nem sempre é o mais importante, se você não fizer isso de uma forma positiva. O layout é muito importante, se suas postagens tiverem um layout todo errado, certamente, vão afastar os consumidores, independente se o seu produto for bom ou não.

No Instagram as pessoas são muito “reféns” do visual, e só irão ter em seu feed perfis que tenham um visual bonito e que os agrade. Lembre-se que o Instagram é uma excelente ferramenta de divulgação, mas não significa que você precise escrever uma “bíblia” em cada post

Ainda mais se usar boa parte desse texto longo na imagem do post, gerando assim uma sensação ruim aos olhos do público. A imagem é importante, porque ela tem o poder de reter ou afastar usuários do seu perfil.

Ter um logo (com o fundo transparente, nada de fundo branco no meio de uma imagem colorida) e um padrão visual, vai garantir um ar mais profissional, além de tornar a fluidez da página um ponto forte junto ao público.

6. Seja autêntico e criativo

Nas ações de marketing do Instagram, ser autêntico e criativo, certamente, te colocará à frente dos outros. Afinal, ninguém gosta da cópia de outras páginas. É claro, que você pode buscar inspiração em páginas maiores do mesmo segmento, porém é importante ser você mesmo.

Ter uma identidade só sua (da sua empresa) será um diferencial e tanto, na hora de conquistar novos seguidores. E a criatividade dos seus posts, será fundamental para conquistar e manter cada vez mais o seu público. Afinal, as pessoas seguem aquilo que é positivo para elas.

Busque não apenas vender o seu produto ou serviço, crie conteúdos relevantes para seu público (e para os novos seguidores que virão), mostre que a sua marca pensa no cliente, não apenas para vender, mas para trazer conhecimento e agregar valor para quem está lendo.

Vender e mostrar seus produtos também é muito bom, porém faça isso de um modo mais sutil, não precisa ser em cada post. Dessa forma, você terá um público fiel, por você ser autêntico e criativo, assim ficará muito fácil para eles buscarem seu produto por já simpatizar com a sua marca.

7. Interaja!

No Instagram, você está conversando diretamente com pessoas. Dessa forma, o seu perfil deve sempre estar disposto a responder e interagir com seus seguidores. Perfis de empresas já tem uma cara mais “engessada”, interagir com o público vai quebrar essa visão e mostra ainda sobre a sua empresa.

Responda, reaja, seja solícito no Direct, mostre para as pessoas que a sua página não é apenas mais uma, mas que é uma página que valoriza a pessoa e que está disposto a responder suas dúvidas. Com isso, a sua relação com os seguidores será ainda mais próxima.

Dica extra: entretenha!

As mudanças recentes no Instagram, mostram que ele cada vez mais procura ser um aplicativo com vídeos que entretém, do que apenas um aplicativo de fotos. Então, já que a “ordem” foi dada, nada mais assertivo que seguir. Dessa forma, a sua empresa seguirá a “dica” do aplicativo.

Seguindo as tendências do Instagram, a sua empresa estará nos parâmetros e no que seus usuários estão buscando neste momento. Então, não poste apenas fotos, crie um verdadeiro entretenimento para quem seguir a sua empresa no Instagram.

Conclusão

No artigo de hoje, falei sobre 7 ações de marketing no Instagram, que a sua empresa pode começar a seguir a partir de agora. Mostrando excelentes formas de criar um conteúdo relevante para seu público, além de deixar tudo organizado da melhor forma.

Para mais artigos sobre marketing e empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog. Vou deixar duas excelentes dicas de leitura para você: 

Agradeço a leitura e nos vemos em breve!

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