Segundo dados do MDIC, o Brasil deve ser o 33º país do mundo em importação neste ano de 2020. Mas você sabe de verdade como funciona o mercado de importação no Brasil?
Certamente você empresario já pensou ou precisou importar, seja para cortar custos ou para melhorar o seu produto ou serviço.
Mesmo com a instabilidade comercial causada pela pandemia neste ano, o Brasil não deve perder muitas posições no ranking de países exportadores neste ano.
Em que pese a retração de 18,1% o país alcançará o patamar de US$ 145,255 bilhões e superávit comercial de US$ 47,466 bilhões, com aumento de 1,7% frente a 2019, segundo a Associação de Comercio Exterior.
É por isso que, apesar da crise econômica, o mercado de importação é um dos que mais cresce em Niterói.
Motivados pela oferta, baixos custos e preços diferenciados, muitos empreendedores da região decidiram apostar na mercadoria que vem de fora do país.
Mas antes de decidir que a sua empresa vai entrar no mercado da importação, leia este artigo que preparamos para você, empreendedor.
O que é o mercado de importação?
Mesmo um país com um território continental e abundância de recursos e matéria-prima, como é o caso do Brasil, consegue ser autossuficiente.
Por isso é necessário importar produtos e mercadoria que este país não consegue ou encontra muito caro produzir.
O mercado de importação cuida de trazer este produto, mercadoria, bem o serviço de países estrangeiros para o Brasil, trazendo novidades em diversas áreas, desde comida até inovações tecnológicas.
Por exemplo, mesmo sendo um produtor de matéria-prima, o Brasil é um dos principais importadores de óleo combustível, representando 7,3% das importações brasileiras.
Outro produto presente no mercado de importação brasileiro são os adubos ou fertilizantes químicos. Mesmo o Brasil sendo um país abundante em riquezas naturais, muitos fertilizantes são compostos de material sintético.
Diferente do que muita gente pensa, a importação de produtos tecnológicos não está entre as maiores do Brasil.
O mercado de importação de tecnologia é bastante complicado porque estes produtos costumam apresentar mais defeitos e, muitas vezes, a garantia não é suficiente.
Também há o problema da sazonalidade, já que muitos produtos tecnológicos são de vida curta, pois logo precisam de uma atualização ou surgem produtos que podem suplantar a sua necessidade.
Porém, a importação não passa apenas pela aquisição de produtos que encontramos com preços mais acessíveis em outros países.
Também é a responsável por trazer tecnologias, serviços e sabores que não encontramos deste lado do atlântico.
A compra de produtos asiáticos tem aumentado cada vez mais, seja para conseguir um tempero que não pode ser plantado por aqui ou uma tecnologia que ainda está engatinhando neste lado do continente.
Independente do motivo, a importação tem suas vantagens estratégicas.
Quais as vantagens do mercado de importação
O mercado de importação e exportação sempre esteve aquecido no mundo devido a alguns fatores.
O preço mais baixo costuma ser um dos principais e mais discutidos. Para manter o mercado produtor local vivo, muitas barreiras comerciais e impostos internacionais são colocados.
Mas o valor mais acessível não é o único motivo.
A aquisição de produtos provenientes do mercado de importação também aumenta o portfólio de uma empresa, que passa a trabalhar com mais opções para os seus clientes.
Apresentar ao seu público produtos ainda inéditos no Brasil, pode ser uma vantagem competitiva muito grande dentro do mercado.
Quando se apresenta um novo produto ou novo estilo de serviço ao mercado a lucratividade aumenta, já que os seus preços podem ser mais vantajosos em relação às empresas concorrentes.
Isso também vai gerar mais visibilidade para a sua empresa, já que ela estará a frente de uma inovação de mercado, aumentando também a sua produtividade.
Também é inegável que a globalização influi diretamente na qualidade do produto. Alguns bens de consumo precisam de atualizações ou de artigos que não encontramos disponíveis em nosso país.
Seja qual for o ser motivo para entrar no mercado de importação, há algumas coisas que precisamos considerar antes de começar a importar.
O que eu preciso para começar a importar?
Podemos dividir o processo de importação em três estágios:
1. Administrativo
É a fase em que você vai conseguir as autorizações necessárias para a sua importação, segundo a operação ou tipo de mercadoria.
Antes de entrar no mercado de importação você precisa procurar os órgãos competentes por gerar as licenças de importação necessárias.
Para isso você pode consultar a página do SEBRAE.
2. Cambial
Para fazer negócio com um exportador você precisa estar atento á parte cambial. É necessário saber como e através de qual meio você vai fazer o pagamento, que deve ser cotado na moeda estrangeira.
3. Fiscal
Esta é a fase de desembaraço alfandegário. Ela corresponde ao despacho aduaneiro da sua cidade, por meio de recolhimento de tributos.
Um dos principais portos do Brasil é o porto de Niterói, localizado na baía de Guanabara.
Ele abriga boa parte dos estaleiros nacionais e tem uma localização estratégica para atender as demandas das Bacias de Campos (RJ), Santos (SP) e Vitória (ES).
Se você é um empreendedor de Niterói ou vive nesta região carioca, você já deve conhecer o porto e as vantagens do mercado de importação.
Mas para aumentar ainda mais os seus rendimentos você deve pensar o mercado de importação forma inteligente. Não deixe o navio das oportunidades passar!