A cidade se mostrou um exemplo em como cuidar da saúde e da economia durante a pandemia, incentivando novas empresas a abrirem na região.
Quem conhece Niterói sabe que quem investe lá acredita em novidades!
Niterói já havia sido eleita a melhor cidade do Rio de Janeiro para novas empresas em 2019. No ranking nacional, ocupava a 11ª posição.
Isso porque a cidade é considerada uma das melhores cidades do país para se fazer negócio, pois tem o IDHM mais alto do Estado e é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do país.
Além disso, é um exemplo no combate à pandemia, com grupos para acompanhar a evolução dos números e auxílio emergencial para a população mais carente.
Também com o foco de ajudar os empreendedores da cidade, a prefeitura disponibilizou um espaço especial para os empresários da região: o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor.
Para aqueles que já gostavam de trabalhar próximos à natureza e bem perto da praia, encontraram vantagens econômicas para empreender em Niterói.
Por todos estes motivos afirmamos que Niterói passa à margem da crise financeira e mais do que nunca é o momento para novas empresas buscarem seu lugar ao sol!
Exemplo no combate à pandemia
Foi no final do mês de janeiro, quando a crise econômica e a pandemia ainda estavam do outro lado do oceano pacífico, que a cidade começou a se preparar para o caso de o vírus chegar na região.
A prefeitura de Niterói criou um grupo de resposta rápida para estudar os possíveis cenários e impactos que a pandemia poderia trazer para a saúde e a economia.
Ainda no mês de março, o município criou o primeiro hospital exclusivo do país para tratar do vírus e comprou 40 mil testes de covid-19, buscando chegar ao dobro dos testes até o final do mês.
Mas além dos cuidados sanitários e da testagem em massa, a prefeitura foi rápida ao anunciar medidas de auxílio social e econômico.
No dia 18 de março a administração da cidade anunciou que pagaria uma bolsa de 500 reais a seus moradores mais vulneráveis, para aliviar os impactos econômicos das restrições sanitárias.
No mesmo estilo emergencial, a prefeitura criou o programa Empresa Cidadã, que no fim de abril já havia cadastrado mais 1.400 empresas e beneficiado mais de 5.400 trabalhadores.
Foi com esta ideia de ajudar a todos para que todos se ajudem que a prefeitura de Niterói conseguiu vencer a crise de maneira mais rápida que outras cidades do país, dando espaço para novas empresas surgirem na cidade.
Além destes, outros programas foram incluídos, como o Supera Mais Niterói e o Busca Ativa, beneficiando os mais variados tipos de empreendedores.
O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor
Mas a prefeitura da cidade foi muito além dos benefícios e linhas de crédito.
Com o objetivo de fortalecer os negócios locais para a retomada econômica, foi disponibilizado para empreendedores do município o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor.
O espaço é um ambiente inspirador para quem quer desenvolver a veia empresarial ou aprimorar seus conhecimentos sobre empreendedorismo. O lugar também abriga a Casa do Artesão, mostrando o contato com a cultura local.
O casarão na Avenida Feliciano Sodré foi todo reformado para criar uma atmosfera positiva, levando os empreendedores a contribuírem para o crescimento do seu negócio.
O espaço já havia sido planejado antes mesmo da pandemia, para dar apoio ao Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresários (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
O núcleo incentiva não só as novas empresas, mas o empreendedorismo em geral. A ideia é que se desenvolvam ali programas empreendedores, criação de banco de oportunidades, estabelecimento de parcerias, etc.
O empresário pode fazer consultas sobre questões contábeis e administrativas, recebendo todas as orientações e suporte.
A consulta pode ser feita através das redes sociais, WhatsApp, telefone ou pessoalmente, com agendamento prévio.
Driblando a crise
Mas só com incentivos não se constrói uma empresa com uma cultura forte e um faturamento constante. As novas empresas que encontraram em Niterói um cenário ideal para empreender estão se adaptando à realidade de mercado.
Além de ter de aprender a trabalhar com restrições, muitas tiveram que investir forte na tecnologia para não perder mercado e seguirem competitivas.
Outras cortaram gastos fixos que acabavam atrapalhando nos seus lucros.
Dica Smart para quem mora em Niterói
Uma dica para cortar gastos fixos é deixar de lado o aluguel.
Nestes atuais momentos de incerteza onde não sabemos até quando as medidas de distanciamento social vão seguir presentes, manter o aluguel de um escritório antiquado e quase sem uso se tornou um peso insustentável.
Já os empreendedores que tomaram a decisão de se mudar para uma unidade de coworking já estão experimentando um alivio financeiro mensal.
Se você ainda não conhece os escritórios inteligentes e salas de reunião de alto nível da Smart Coworking, você não está adiantado como a cidade de Niterói.
Tanto velhas como novas empresas podem encontrar um lugar para trocar experiências e se renovar diariamente, com todos os cuidados que o momento exige.
Não fique aí boiando! Consulte hoje mesmo os profissionais da Smart Coworking e levante as velas para navegar no mar do empreendedorismo inteligente!