Será que existe um momento certo de investir no marketing da sua empresa? Descubra no texto de hoje!
Muitos empreendedores possuem dúvidas sobre como e quando investir no marketing. Essa dúvida é ainda mais comum com pequenas e médias empresas, onde o valor disponível costuma ser menor. Por conta disso, muitos acabam não investindo no marketing (ou explorando de forma fraca).
Mas será que essa é a melhor escolha? Já antecipo a você que não. Tendo em vista que o marketing é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Considerar investimentos em marketing como algo supérfluo é sem dúvidas um erro. Que muitos insistem em cometer.
Dito isso, é preciso analisar qual o momento certo de começar a investir no marketing para o seu negócio. Esse e outros pontos serão levantados ao longo do texto. Siga comigo e descubra!
A importância do marketing
Desde que surgiu o marketing tem se mostrado uma excelente ferramenta para conquistar resultados dentro de qualquer negócio. Afinal, para que sua empresa seja conhecida é preciso que as pessoas ouçam sobre ela. Dessa forma, logo criarão uma associação entre um produto e sua marca.
Acredite, as grandes marcas gastam milhões de dólares/reais em campanhas de marketing. E o motivo disso é bastante simples, porque o marketing funciona. E as grandes empresas, estão totalmente preocupadas com o lucro, elas não investem por investir, tudo tem muito estudo.
A importância do marketing é tão grande, que existem marcas, que de fato, nunca utilizamos, mas conhecemos seus produtos, sua logo, etc. Seja pela marca estar na internet, na televisão, em filmes/séries. O marketing tem muitas formas de ser, com isso, a divulgação é bastante ampla.
Marketing nas pequenas e médias empresas
Esse é o ponto-chave do texto de hoje, o pensamento dos empreendedores das pequenas e médias empresas sobre investir no marketing. Com isso, antes de partir para quando é o momento certo de investir. É preciso entender os principais pontos que levam uma empresa a não investir no marketing.
Preocupações financeiras
Muitos empreendedores que estão começando, tentam de todas as formas gastar pouco, para conseguir melhores resultados (lucro). Embora, essa seja uma forma comum de administrar pequenos negócios, e que tem se mostrado eficaz. É preciso entender o contexto.
Gastar pouco, não significa não investir em nada, se não, a empresa nunca sairá do lugar. Existem pontos que devem ser investidos e trabalhados, e o marketing está entre eles.
Porém, muitos nessa busca incessante pela economia, acabam deixando o marketing de lado (sendo que muitas vezes acabam não investindo no marketing).
Resultados rápidos
Resultados rápidos podem aparecer assim que um negócio inicia, antes mesmo de pensar em investir no marketing. Não é a regra, mas ocorre com alguma frequência. Dessa maneira, muitos empreendedores acabam achando que o marketing não será necessário.
Porém, com o tempo esses resultados poderão diminuir, se você não estabelecer a sua marca. O marketing não serve apenas para divulgar, mas também para ajudar a manter os clientes que a empresa já possui. O marketing preocupa-se em criar uma ligação entre a marca e seus consumidores.
O marketing não é uma receita de bolo, e muitas vezes os resultados podem demorar um pouco a aparecer. Atribuir resultados rápidos ao uso, ou não, do marketing, não é uma boa forma de avaliar ou escolher se deverá ou não investir no marketing.
Falta de alguém responsável
Pequenas e médias empresas costumam ter poucos colaboradores. Com isso, é possível que não tenha ninguém habilitado para lidar diretamente com o marketing. Através disso, a empresa acaba deixando o marketing sempre de lado.
O pensamento acaba sendo: “é melhor esperar para fazer bem feito, do que fazer de qualquer jeito”. E esse pensamento faz sentido, afinal, utilizar o marketing de “qualquer jeito” não é a saída. Porém, não trabalhar o marketing da empresa, visto a sua importância, é um erro gravíssimo.
É claro, que a empresa não vai contratar um publicitário que ganhe mais que toda a empresa. Mas deve sim, buscar alguém que entenda sobre marketing, ou até mesmo o empreendedor, pode buscar aprender mais sobre o marketing e aplicar ele mesmo.
Falta de visão
Infelizmente, muitos empreendedores não buscam o melhor para seus negócios. E acabam mantendo a empresa apenas funcionando no “modo avião”, isto é, sempre de forma automática, sem se preocupar em melhorar ou crescer.
Entretanto, não é porque você tem uma empresa de pequeno ou médio porte, que você não deve buscar que ela cresça e se desenvolva. Alguns, acabam ficando satisfeitos com resultados mínimos e gostariam de deixar o seu negócio do jeito que está para sempre (um pequeno negócio eterno).
Essa é uma questão de escolha do empreendedor, não existindo um certo ou errado. Embora não exista um certo ou errado, existe sim um jeito mais inteligente de empreender, que é buscar sempre o crescimento. E todos que tem esse pensamento, vão investir em um marketing de qualidade.
Momento certo de investir no marketing?
Aqui vou deixar bastante claro: o investimento no marketing deve estar presente antes mesmo da criação da empresa, já no Plano de Negócios. Para já ter os recursos e as ideias para seguir com o marketing. No meu ponto de vista, investir no marketing deve ser algo intrínseco nas empresas.
Caso, seu negócio já exista e não invista, recomendo que ainda hoje busque uma forma de investir no marketing. Porém, como dito acima, não é para utilizar o marketing apenas por utilizar.
É preciso planejar do jeito certo, entender sobre o que a sua empresa busca, seu público-alvo, e em cima disso, elaborar estratégias de marketing que poderão ser feitas no seu negócio. O marketing é excelente, desde que seja bem utilizado.
O medo de gastar, acaba sendo um “freio” para o marketing em muitas empresas. Porém, não é preciso gastar valores exorbitantes, e um valor que a empresa não possui, vou mostrar abaixo que é possível utilizar de ferramentas de marketing gastando (relativamente) pouco.
Como investir gastando pouco?
Agora que já entendemos o melhor momento de investir no marketing é preciso conhecer formas de investir gastando pouco. Afinal, pequenas e médias empresas não terão muito dinheiro disponível, mas ainda assim será possível ter um modelo e estratégias de qualidade para ter excelentes resultados.
Redes sociais
As redes sociais tornaram o marketing muito mais fácil e barato para todas as empresas. E claro, que existem outras formas de marketing que também funcionam muito bem, porém, que trazem um valor agregado de investimento muito maior.
Dessa forma, empresas com menos recursos podem utilizar das redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.) para chegar a mais pessoas e conseguir ter a linguagem correta com seu público-alvo. As opções são diversas nas redes sociais.
Se você só tiver uma opção para investir em marketing, recomendaria começar pelas redes sociais, pois tem baixo custo de investimento (desde que tenha algum conhecimento com fotos e vídeos, e caso não tenha, existem muitos tutoriais na internet) e aproxima muito mais as pessoas.
Blog
Um blog também é uma forma muito boa de utilizar o marketing, gastando relativamente pouco. Em um blog é possível concentrar pessoas com interesse sobre o que a sua empresa pode oferecer a eles. E aqui não é apenas sobre vender algo, mas apresentar conteúdo.
Para que seu blog funcione, ele não deve tentar “empurrar” os seus produtos a todo o momento. Mas sim, trazer conteúdo relevante que ensina os leitores sobre determinado assunto, ligado (ou não) a sua marca.
Com isso, vai criar uma ligação emocional mais forte com o leitor/consumidor, que o fará buscar a sua empresa. É claro, que também pode falar sobre seus produtos e serviços, mas de maneira orgânica e que faça sentido para quem está lendo.
Anúncios (de baixo custo)
Anunciar a sua empresa também é uma excelente forma de apresentar ela a mais pessoas. Anunciar em TV e rádio costuma ser caro, dessa forma, é recomendado utilizar anúncios de baixo investimento.
Aqui entra: promover publicações no Instagram/Facebook, anunciar em blogs de terceiros, procurar divulgadores da sua região para promover a sua marca em seu perfil, entre outras formas.
Conclusão
No texto de hoje, mostrei a importância do marketing, o pensamento por trás de empreendedores que ainda vêem o marketing como algo de menor importância e o momento certo de um negócio investir no marketing: o mais rápido possível.
No blog da Smart, existem centenas de artigos sobre empreendedorismo, com vários deles sobre marketing. Para seguir aprendendo mais sobre marketing, vou deixar três deles para você ler na sequência:
- 7 ações de marketing no Instagram (para implantar ainda hoje)
- O que é (e como aplicar) o Neuromarketing
- Ações de marketing que não podem faltar nas estratégias das pequenas e médias empresas.
Compartilhe esse texto em suas redes sociais, para que mais empreendedores aprendam a importância e o momento certo de investir no marketing.
Agradeço a sua leitura, e nos vemos em breve, em mais um artigo.