5 Ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores

Você já teve vontade de empreender, mas não tirou sua ideia do papel por medo ou falta de oportunidade? Está na hora de começar a utilizar ferramentas para empreendedores!

Segundo dados recentes levantados pelo SEBRAE em parceria com o Governo Federal, o empreendedorismo (digital e físico) vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Um fator que estimulou fortemente esta tendência foi a instabilidade econômica pela qual estamos passando nos últimos anos. 

No entanto, com a retomada da economia após uma forte crise vivenciada pelo mundo por conta da pandemia da Covid-19, podemos dizer que o cenário está começando a ser estimulante novamente para quem quer abrir o próprio negócio.

Até mesmo pela necessidade que o brasileiro tem para complementar a renda, especialmente por conta do alto número de demissões no mercado entre 2020 e 2022. Assim, muitas pessoas passaram a investir no próprio negócio. De acordo com dados coletados pelo Portal do Empreendedor, somente em 2020, o país teve um crescimento de 13,23% neste segmento.

Pensando em você que já abriu ou pretende abrir o próprio negócio, preparamos uma lista com 5 ferramentas essenciais para otimizar a sua rotina de trabalho como empreendedor(a) e se destacar no mercado digital. Confira a seguir! 

1- E-mail marketing: afinal, ele morreu ou não?

 ferramentas para empreendedores

Provavelmente já ouviu falar em e-mail marketing. Mas você sabe como utilizá-lo? Um e-mail marketing é um tipo de estratégia que usa o e-mail como principal forma de comunicação com o cliente.

Os e-mails são disparados para um público formado (geralmente) a partir de uma base de contatos de clientes e/ou leads. 

Os novos meios de comunicação e com o surgimento de novas ferramentas, incluindo aquelas de automação de e-mail marketing, fizeram com que essa estratégia se tornasse uma das mais assertivas no quesito entregar o tipo de conteúdo certo para o público alvo.

Além de ser uma estratégia de marketing eficiente, tem alcance global. Isso porque cerca de 92% dos trabalhadores ativos no mundo utilizam o e-mail como principal forma de comunicação.

Por isso, se você ouvir por aí que o e-mail marketing morreu, não caia nessa. A ferramenta está mais viva do que nunca e dá resultados para quem sabe aplicar corretamente as estratégias de marketing.

Apesar de as redes sociais terem tomado a frente nos últimos anos, o e-mail marketing evoluiu paralelamente a essa estratégia de divulgação de marcas.

2- Utilize o Taboola, uma das principais ferramentas para empreendedores

Quando se trata de encontrar uma fonte adicional de receita para o seu site, é provável que você encontre o Taboola.Trata-se de uma das principais ferramentas para empreendedores do setor de tecnologia de anúncios. 

O Taboola é conhecido por fornecer anúncios ao final de artigos em sites. Após a fusão com a Outbrain, que era uma de suas maiores concorrentes, o Taboola tornou-se parceiro de anúncios em mais de 20 mil sites, incluindo CNBC, NBC News, USA TODAY, BILD, Sankei, Huffington Post, Microsoft e Business Insider. 

Com uma rede tão grande, eles afirmam que o Taboola atinge uma audiência de 2,6 bilhões de pessoas. E, o mais importante, eles não são novos no mercado. Afinal, o Taboola foi fundado em 2007, apenas um ano após a fundação do Twitter.

A ferramenta trabalha principalmente com recomendações. Quando você integra o sistema de recomendações da Taboola ao seu site, os visitantes começam a ver os links promovidos no lado e na parte inferior dos artigos (depende de onde você integrou o código). 

Esses links são imagens acompanhadas dos respectivos títulos e foram projetados para parecer nativos ao conteúdo do site. Os usuários podem ou não ignorar banners, mas provavelmente rolam para baixo e acabam visualizando os artigos do Taboola. 

Dito isto, ao contrário dos anúncios gráficos, o Taboola paga por cliques, não por impressões. Portanto, o verdadeiro truque para se envolver com os usuários é fazê-los ler o conteúdo completamente e também garantir que eles estejam visualizando os links relevantes promovidos.

3- Google Analytics

O Google Analytics é, sem dúvida, a ferramenta de marketing digital mais importante que você deve conhecer.

Além de ser gratuito, o Analytics vai ajudar você a criar um mapa até o seu cliente ideal. 

Essa ferramenta possui um poderoso arsenal de outras ferramentas para empreendedores de análise. É por meio do Google Analytics que você pode criar excelentes insights sobre o seu trabalho e criar estratégias mais assertivas.

O Analytics ajuda a entender quem é o seu público verdadeiramente. Você conseguirá extrair dados importantes como faixa etária, gênero predominante, localização e horário preferido de acesso ao blog dos seus clientes.

Você também consegue dados como quais campanhas convertem mais, quais regiões do seu blog recebem mais cliques, quanto tempo os leitores ficam em cada página, entre muitas outras informações.

O Google Analytics é uma ferramenta muito complexa. Por isso, recomendamos que você faça algum curso online para aprender pelo menos o mínimo sobre ela. Você não precisa se tornar um expert, mas seria bom se soubesse manusear corretamente a ferramenta.

No YouTube mesmo, você pode encontrar cursos bons e gratuitos sobre o Analytics!

4- Google Trends: ferramentas para empreendedores
 ferramentas para empreendedores

O Google Trends é uma opção para quem não quer pagar por um serviço como o Google Adwords, por exemplo. Não, ele não criará campanhas de marketing para você. Porém, existe uma ferramenta integrada de busca de palavras-chave.

Antigamente, o Google Adwords oferecia o planejador de palavras-chave de forma gratuita. Hoje, essa ferramenta está muito limitada em sua versão gratuita. O Google Trends oferece recursos muito interessantes. Por exemplo, ele mostra através de gráficos a evolução da pesquisa de determinados termos ao longo do tempo.

Assim, você pode verificar se determinados termos tendem a crescer em pesquisa nos próximos meses ou não. Além disso, você também consegue informações preciosas sobre a palavra-chave. Por exemplo, você consegue saber em qual região do mundo ela é mais pesquisada.

Desta forma, você consegue direcionar uma campanha de marketing específica para aquela região com a palavra-chave mais pesquisada. Outro recurso que você conseguiria através do Google Trends é saber qual foi a ferramenta que mais teve buscas com essa palavra, como o Google, YouTube, etc.

5- Utilize o WordPress para hospedar o seu site

Não é à toa que o WP é o maior e mais utilizado CMS do mundo. Atualmente, são mais de 75 milhões de domínios registrados no WP. Além do fato de a ferramenta ser Open Source, o WP oferece muitas facilidades.

A começar pelo fato de que ninguém precisa saber programar para utilizar a ferramenta.

Claro que programadores podem utilizar códigos para fazer alterações no que precisarem. Porém, qualquer um pode criar um site utilizando as ferramentas para empreendedores prontas da plataforma.

Além disso, o WP é altamente otimizado para SEO. É muito mais fácil otimizar o SEO dentro desse CMS do que qualquer outro no mercado.

Sem contar, claro, que o fato de oferecer milhares de plugins facilita demais o trabalho. Sem alguns plugins, certamente seria necessário ter certo domínio sobre várias linguagens de programação.

O único problema é que a ferramenta pode ser um pouco pesada. E isso pode causar uma demora maior no carregamento das páginas.

Controle suas finanças ao começar a empreender e utilize mais ferramentas para empreendedores
 ferramentas para empreendedores

Se você quer começar a empreender, o primeiro passo é saber separar o seu dinheiro. O capital empresarial jamais deve ser misturado com o dinheiro da sua vida pessoal (aquele utilizado para pagar as contas domésticas, lazer e outros).

Manter um controle acirrado é importante por dois motivos: primeiro, para você acabar não investindo seu dinheiro onde não deveria simplesmente por falta de organização. Segundo, porque em algum momento, quando você começar a lucrar, parte do dinheiro deverá ser reinvestido, e você precisa saber exatamente qual é o seu fluxo. 

Você sabia que uma ótima alternativa para começar a empreender do zero é trabalhar em um coworking? É muito mais barato do que investir em um escritório tradicional, e ao mesmo tempo muito mais profissional do que trabalhar em casa.

A partir de planos acessíveis, você terá acesso a salas prontas para trabalhar, com todo o equipamento necessário, Internet veloz, salas de reunião, salas de treinamento, salas privativas, além de poder contar com um atendimento personalizado e fortalecer a sua rede de networking.

Empreender em casa parece uma ideia tentadora à primeira vista, mas é com o tempo que você começa a perceber os problemas de não se estabelecer em um ambiente profissional, como as distrações domésticas, o fato de não ter um local para receber os seus clientes, além da questão do isolamento social.

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