Clima organizacional: como criar uma atmosfera saudável na empresa

Vamos falar sobre clima organizacional?

Quase todo o mundo já passou por isso em algum momento no trabalho: impressão de tensão no ar, de que algo está errado, que os seus esforços não são reconhecidos. O inverso também ocorre: sensação da motivação geral, que a empresa caminha como um só organismo bem orquestrado. Esta percepção de como andam as coisas na empresa pode ser chamada também de clima organizacional.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é um conceito subjetivo, composto por diferentes elementos que interagem dentro de uma companhia. E, por isso, influi diretamente no desempenho dos funcionários e colaboradores. Quando ele não é favorável, diversas consequências podem afetar a empresa: queda na produtividade, motivação em baixa, falta de engajamento, alto índice de desperdício de materiais, queda na frequência e atrasos.

Mas então, o que fazer para que a percepção dos funcionários sobre a empresa melhore? Grandes organizações, como o Google, por exemplo, são famosas por proporcionarem um clima de trabalho de excelente qualidade. Ambientes mais agradáveis e coloridos, lazer e diversão no próprio local, horários flexíveis, dentre outras são as soluções mais utilizadas.

Essas atitudes são extremamente válidas. Entretanto, é importante ressaltar que criar um ambiente harmonioso vai muito além dessas ações. É necessário compreender o que é avaliado como ruim pelos funcionários.

Como melhorar o clima organizacional?

Uma pesquisa entre os colaboradores é uma ótima opção para descobrir se a empresa é um bom local para trabalhar, o que acham das práticas de gestão de pessoas, se existe um objetivo comum e, principalmente, entender como estão ocorrendo os relacionamentos dentro da empresa. É preciso mapear todos os aspectos críticos apontados.

Não existe uma pesquisa-padrão. Os questionamentos devem ser elaborados de acordo com o perfil organizacional da empresa, abordando tópicos como o trabalho em si, integração interpessoal, salário, desenvolvimento profissional, condições físicas do trabalho, dentro outros.

Em posse de todas essas informações, é possível iniciar o processo de mudança. É importante, durante o processo, que o gestor mostre que há vontade efetiva de realizar as mudanças e que as opiniões ouvidas serão levadas em consideração.

Se os colaboradores reclamam, por exemplo, que falta um diálogo mais direto com seus supervisores, é importante trabalhar para que os gerentes de cada setor fiquem mais acessíveis. Colocar todos em um espaço amplo, sem grandes divisórias, como paredes, já passa a sensação de que o chefe está mais acessível e que pode ser consultado com mais facilidade.

Se o problema for a falta de motivação, reunir a equipe para ouvir opiniões do que pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho é um ótimo começo. Promover um momento de relaxamento coletivo semanalmente dentro da própria empresa também pode fortalecer mais os laços dos colaboradores e, ao mesmo tempo, fazê-los relaxar.

Por que investir em melhorias?

Diante de tantos desafios diários na gestão de um negócio, por que o empreendedor deve dispender recursos como tempo e dinheiro para melhorar o clima organizacional?

O motivo é simples e bastante efetivo: estas atitudes aumentam a motivação da equipe. Quando os colaboradores reconhecem que têm um gestor eficiente, que se importa com suas opiniões e bem-estar, tornam-se proativos e satisfeitos, gerando melhores resultados para a empresa.

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