Você já teve o sentimento de que não existe uma forma eficiente de organizar todas as ideias que surgem para o seu negócio e de interligar projetos e estratégias de forma clara e visual?
Se a resposta for positiva, saiba que este fator pode estar impedindo sua empresa de alcançar melhores resultados e de se tornar mais produtiva.
Caso esta seja uma preocupação real para você como empreendedor, saiba que utilizar ferramentas que o auxiliem a ter uma maior visão sistêmica das diferentes áreas pelas quais é responsável pode ser fundamental.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre mapas mentais e sobre como eles podem ser úteis para a sua gestão.
O que são mapas mentais?
Um mapa mental tem como premissa principal a interligação de uma questão central a questões secundárias, terciárias e assim por diante.
Esta nada mais é do que uma ferramenta de gestão capaz de relacionar e organizar conteúdo relevante para auxiliar em planejamentos, gestão de projetos e tomadas de decisão.
É como se realmente fosse feito um mapa do que está na sua mente – assim como na mente de seus sócios e colaboradores.
O mapa mental foi desenvolvido no início da década de 1970, pelo escritor e consultor em educação Tony Buzan, com o objetivo de ajudar as pessoas a liberar o potencial do cérebro.
Essa ferramenta pode ser uma poderosa aliada em sua gestão, uma vez que permite compreender de forma visual como diferentes ações, ideias e estratégias podem estar relacionadas ao ordenar pensamentos correlatos de forma lógica.
Você pode criar um mapa mental para auxiliar diferentes etapas e demandas de sua empresa, como planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos e criação de uma nova área, por exemplo.
Esta também pode ser uma ferramenta utilizada de forma colaborativa ou mesmo individual, como forma de colocar no papel o que está em sua cabeça e facilitar a execução.
Softwares para criar mapas mentais e aumentar a produtividade
Mapas mentais podem ser desenhados à mão ou montados com post-its, mas, na hora de registrá-los e armazená-los, nada melhor do que contar com uma ferramenta.
A boa notícia é que existem diferentes softwares que o ajudam na elaboração de seu mapa mental, confira os principais abaixo:
FreeMind
O FreeMind é um software gratuito que você pode instalar em seu computador para criar diagramas para diversos objetivos, inclusive mapas mentais. Ele tem uma interface bastante simples e fácil de utilizar, oferecendo cores, ícones e formas personalizáveis.
MindMeister
O MindMeister é um software online para criação de mapas mentais, com preços que começam em US$ 6 por mês.
Os principais benefícios dessa ferramenta são a possibilidade de colaboração de vários usuários em um mesmo projeto, além da integração com um gestor de tarefas relacionado ao seu mapa mental.
A ferramenta também é muito visual e capaz de criar diagramas para apresentações elaboradas.
MindNode
O MindNode é uma ferramenta para criação de mapas mentais pensada para devices da Apple e com versões para desktop e aplicativos. É um software bastante simples de usar e que permite elaborar diagramas com visual diferenciado.
Xmind
O Xmind é um dos softwares online mais utilizados para criação de mapas mentais em todo mundo, bastante reconhecido por suas funcionalidades, como sincronização dos arquivos na nuvem e elaboração de apresentações em slides.
Existe uma versão gratuita mais simples e os planos pagos começam em US$ 79 por ano.
Experimente: crie mapas mentais para a sua empresa
Agora que já conhece a utilidade dos mapas mentais nas empresas, que tal começar a elaborar alguns para auxiliar a sua gestão e aumentar a produtividade do seu negócio?
Comece de forma simples, criando diagramas para reuniões de brainstorm ou planejamento de pequenos projetos.
Com o tempo, a criação de um mapa mental poderá se tornar uma etapa fundamental para a definição das mais diversas estratégias, permitindo a conexão entre ideias da equipe e uma melhor visão sistêmica sobre como atingir os objetivos esperados.