Smart Savassi: Conheça o Núcleo de Atendimento ao empreendedor na cidade de Niterói

Tudo o que você precisa saber sobre o novo empreendimento do município que vai ajudar o empresariado local.

 Uma casa no centro da cidade de Niterói vai ser o novo ponto de encontro dos empreendedores do Estado.

Com um trabalho exemplar no combate á crise causada pela pandemia, a prefeitura de Niterói segue abrindo possibilidades para o empreendedor local.

A bola da vez é o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor, com o papel de fomentar o empreendedorismo na cidade e de incentivar a troca de conhecimento entre os empreendedores.

O espaço inspirador está localizado na Avenida Feliciano Sodré, em um casarão antigo e histórico do bairro central da cidade.

Em parceria com a Casa do Empreendedor, que já facilita a vida do empresariado local, o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor vai ser um ponto de referência para administradores e colaboradores.

O local

Núcleo de Atendimento ao empreendedor

Localizado no coração da cidade, o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor estará situado na Avenida Feliciano Sodré, 43.

O local foi reformado recentemente pela prefeitura e já abrigou uma unidade do Ministério da Fazenda. Com espaço suficiente para receber mais de uma dezena de pessoas, também foi pensado para o trabalhador autônomo.

A casa conta com um amplo espaço. 

Além de salas para realização de palestras e cursos, o lugar tem três salas de reunião, sala de atendimento e área de convivência, além de um laboratório para o desenvolvimento de startups.

Além disso, o terreno vai abarcar uma unidade da Casa do Artesão, que organiza feiras de artesanato com os trabalhos de artesãos locais, artistas plásticos, trabalhadores manuais e gastronômicos.

O Núcleo contará com uma agenda de eventos, workshops e palestras, além de um cadastro setorial com empreendedores locais e elaboração de programas de empreendedores.

Alguns dos parceiros comerciais mais importantes são a Federação da Indústria e a FIRJAN (Comércio do Estado do Rio de Janeiro), assim como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O espaço já havia sido pensado mesmo antes da pandemia, com o objetivo de dar apoio ao Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresários (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com a atual crise econômica, decidiu-se adiantar a sua abertura e funcionamento como outra medida do município para conter os problemas econômicos na cidade.

Os pilares do Núcleo de Atendimento ao Empreendedor

Segundo decreto municipal, O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor – NAE visa incentivar, estimular, apoiar e promover o empreendedorismo na cidade de Niterói.

O mesmo está sustentado sobre quatro pilares:

  • Conhecimento

Estimular o conhecimento e a capacitação dos empresários e colaboradores é um dos principais objetivos do Núcleo de Atendimento ao Empreendedor de Niterói.

Isso será feito através de cursos de capacitação para empreendedores em parcerias estabelecidas e do estímulo da interação com o setor acadêmico em parceria com a Universidades.

Este incentivo se dará através da extensão, pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos.

  • Criatividade

Uma das características marcantes do empreendedorismo de Niterói é o poder de se reinventar. Os empresários da região são conhecidos por oferecer novidades e produtos originais ao público.

Para isso o Núcleo vai incentivar projetos da indústria criativa de Niterói, assim como fomentar a produção dos artesãos locais.

  • Conexão

Todos sabemos a importância de compartilhar conhecimento para entender melhor o mercado.

Para fortalecer a conexão entre pessoas e empresas, o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor vai fortalecer a rede de networking de cada empreendedor, fazendo o contato entre empresários e colaboradores locais.

  • Colaboração

Através da colaboração podemos dividir custos e tarefas, além de encontrar colaboradores mais qualificados para nos ajudar em determinado trabalho.

É por isso que o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor vai incentivar o trabalho colaborado, em especial no coworkig.

Nos últimos anos o mercado de colaboração tem ido além das plataformas e aplicativos de compartilhamento.

Houve uma percepção de que o espaço de trabalho também pode ser compartilhado, gerando uma interação entre os trabalhadores e uma economia importante para as empresas.

Mas você sabe o que é coworking e como trabalhar de maneira compartilhada na região?

Trabalhando de maneira compartilhada da região

Já mostramos aqui no blog as vantagens de trabalhar perto da praia e os benefícios de trabalhar no bairro São Francisco, em Niterói.

Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida!

Para trabalhar em um ambiente compartilhado, você primeiro precisa conhecer o coworking e entender as suas vantagens. Clique aqui para saber se o coworking se encaixa no seu negócio.

Leia Também